Alentejanos: Povo Heroico!!!


Perante as elevadas temperatuas que se verificam nesta bela localidade onde resido, cheguei à conclusão que não há povo mais resistente, heroico, trabalhador e corajoso, que os alentejanos.

Senão, vejamos um resumo do meu dia de ontem:

- Ontem as 9h da manhã estavam 38graus! Ora bem, uma pessoa acorda e tal, sai de casa e leva com um bafo quente de 38graus! Ok! O alentejano aguenta!! E lá respira fundo, sai de casa e vai trabalhar...
- Se o belo alentejano trabalha no campo ou nas obras... Bem... coitado!!! Mas heroicamente aguenta o calor e lá vai vivendo... Quem trabalha num gabinete (o meu caso), tem a vida facilitada, AC a 22graus e lá se passa a manhã!
- 12h30, sair para ir almoçar, ok! Como até me preocupo co ambiente e tal, uso os transportes públicos e lá vou para a paragem. No caminho começamos a sentir dificuldade em respirar, sentimos a pele a queimar, a cabeça a latejar, os miolos a fritar... O sol está a pique, brilha intensamente e presenteia-nos com uns belos 41graus!!! Fantástico!!! Mas o alentejano aguenta! E lá se arrasta até a casa...
- Chegando a casa, após fechar a porta sente-se mais fresco, mas mesmo assim ainda escalda, sem problema - AC: 22graus e resolve-se!!!
- 14h, hora de voltar ao work. Abro a porta de casa e sinto-me como se estivesse a abrir a porta de entrada no inferno!! Uma luz que incandeia e um bafo quente, abrasador que me deixa instantaneamente com vontade de fechar a porta e ir mas é dormir uma sesta!! Mas não pode ser e num acto heroico e um pouco suicida e masoquista saio de casa e entro no carro (não consegui apanhar o bus... há limites...). Se na rua está calor, no carro, ao sol... enfim! Respiro fundo e lá vou tentando conduzir, com as mãos a queimar, a pele a arder, a garganta seca...
- Chego ao work, o termometro marca 43graus, à sombra!!!! Não pode!!! Penso eu. Mas é mesmo verdade!!! Sem stress. Corro pro gab e parece que agora abri a porta do céu!! 22 graus, sorrio e sento-me a descansar.
- 17h30, hora da saída, vou ver a temperatura, continuam 43graus!!!!
Respiro fundo e lá vou enfrentar novamente o bafo explosivo só até conseguir chegar a casa, ligar o AC e deitar-me no sofá...

Depois dizem que os alentejanos são preguiçosos...
Epá, venham cá experimentar!!!
Venham viver pra cá durante 1 semana!!
Venham passar uma semana em que as temperaturas não descem dos 35graus, nem à noite!!
E de dia estamos sempre acima dos 40graus!!!
Venham experimentar e depois digam-me se se sentem com energia, com vontade de mexer 1 dedo que seja!!!!

Por isso, a todos os Alentejanos, que moram no alentejo e também a todos os não alentejanos, que moram no alentejo,

OS MEUS PARABÉNS!

Temos realmente uma resistência acima do normal!!!
E como tal, eu acho que o alentejo devia "fechar para balanço" nos meses de Julho e Agosto!!

Sem comentários: