Eclipse solar tapado pelas nuvens em Portugal


4 de Janeiro, 2011


O primeiro eclipse parcial do Sol deste ano ocorre esta terça-feira de manhã, mas, apesar de poder ser observado na Europa, não será visível em Portugal devido à previsão de nebulosidade, segundo o Instituto de Meteorologia.
Em Portugal, o eclipse seria visível no Continente e na Região Autónoma da Madeira se as condições meteorológicas fossem favoráveis.
Contudo, segundo o Instituto de Meteorologia, contactado pela agência Lusa, a previsão para terça-feira de manhã aponta para céu muito nublado em Portugal Continental e nuvens altas na Madeira, pelo que o eclipse não será visível.
O Sol nasce em Portugal com o eclipse a decorrer - com o relógio a marcar 7h55 em Lisboa e 8h10 na Madeira.
Se as condições do tempo o permitissem, o eclipse seria visível em Lisboa durante quase uma hora e no arquipélago da Madeira cerca de 20 minutos, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
O eclipse parcial do Sol, que poderá vir a ser observado na Europa, sobretudo de Leste, no Norte de África, no Médio Oriente e na Ásia Ocidental, é um fenómeno astronómico em que somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar.
Tal sucede, segundo o Observatório, quando a Lua, em fase de Lua Nova, passa nos seus nodos ou na proximidade destes.
Este ano ocorrerão mais três eclipses parciais do Sol, a 1 de Junho, 1 de Julho e 25 de Novembro.
Lusa / SOL

Estão a ver o que eu venho a referir nos últimos tempos??
Com este tempo deprimente, nem o eclipse podemos ver!!!!!!
Bah…

3 comentários: